Conflito familiar

Esta verídica tragédia familiar mostra como um conflito não tratado pode levar uma empresa à ruína. Pode desenrolar a força destrutiva de uma bola de neve que se transforma numa avalanche. Uma mediação de conflito poderia ter evitado o desastre. Este é o tema do atual artigo da coluna de Silke Buss sobre mediação na Vida Económica. Saiu no dia 27 de maio de 2022.

Ler artigo online
Download artigo em pdf

Coluna sobre Mediação de Conflitos – n.º 11
Por Silke Buss, Mediadora de Conflitos, Especialista em Comunicação

Prevenção e Mediação de conflitos
Como um conflito familiar deitou abaixo uma oficina de renome

A história é trágica e podia ter sido evitada. Mas ninguém interveio a tempo. Ninguém procurou ajuda externa. Ninguém pensou em realizar uma mediação de conflitos.

Há sete anos ainda estava tudo em ordem. Numa vila, o tio tinha uma loja de motas que era conhecida em toda a região pela grande oferta de Vespas e pelo excelente trabalho de manutenção e reparação. Na oficina da loja trabalhavam o tio, que em jovem era piloto de motocross, e o seu sobrinho. O clima entre eles era fantástico. Os clientes sentiam este entusiasmo e a dedicação e a loja andava de vento em popa. Com o acidente terrível do tio, tudo mudou. Ficou em coma durante semanas e meses no hospital, enquanto a mulher geria a loja e o sobrinho assegurava a oficina. Foi muito difícil, com imenso esforço, mas os dois conseguiram manter o negócio. No entanto, pouco a pouco o jovem sentia-se cada vez mais explorado, uma sensação alimentada dia após dia pelo pai dele, o irmão mais novo do doente que tinha contas abertas. A insatisfação do jovem persistiu mesmo depois da volta do tio, todo debilitado, depressivo e incapaz de trabalhar na oficina, mas estava sempre na loja a carregar a sua frustração no sobrinho que fazia nada bem. O sobrinho não se sentia reconhecido e vingava-se em não demostrar compreensão pela situação do tio. O clima ficou tóxico, a qualidade de trabalho sofreu e a loja começou a perder clientes até ao dia em que o sobrinho, com a ajuda do pai, abriu a guerra aberta: inaugurou, na mesma vila, a sua própria loja de motas, especializada em Vespas e com oficina. Esta decisão foi a sentença de morte das duas lojas.

As emoções tornam as pessoas cegas. O ódio, a vaidade ferida, a falta de reconhecimento, a falta de compreensão, a frustração, a inveja, a sensação de exploração – nesta história há de tudo. A família podia ter evitado a tragédia a tempo. Como? Podiam ter realizado uma mediação de conflitos que é confidencial, imparcial e, a qualquer momento, de livre vontade.

Numa mediação de conflitos, o mediador ou a mediadora consegue puxar as emoções, inclusive as mais profundas e escondidas, à superfície para as pessoas em conflito ganharem uma nova visão. Ao separar os sentimentos dos objetivos, a mediadora ou o mediador prepara o terreno para a resolução do conflito. Quem encontra a solução, o compromisso, a nova maneira de conviver são as próprias pessoas em conflito e é por isso que se sentem motivadas e comprometidas a pôr o acordo da mediação em prática. Assim, saem todas as pessoas a ganhar, enquanto nesta tragédia familiar ficaram todas a perder.